Administrar o tempo de forma adequada pode te ajudar a tirar o máximo proveito da vida

1Trabalho, problemas domésticos, filhos, marido, empregada, academia. Ufa! Você tem a impressão que 24 horas por dia é um tempo muito curto para realizar tudo? Administrar o tempo de maneira adequada, permitindo que as obrigações e lazer possam funcionar de forma equilibrada em sua vida é possível.

É importante ter um planejamento, então, comece com uma agenda, organizando os compromissos diários. Faça uma lista de tarefas tentando ser criterioso organizando por ordem de prioridades. Deixe as tarefas mais complicadas para momentos em que você estará sujeito a menos interrupção, desta forma será mais fácil executa-la, com a certeza de que poderá se dedicar àquela ocupação até o fim.

Administrar o tempo

Priorize o que você precisa realizar. Estabeleça quais são as tarefas que somente você pode fazer e o restante tente delegar. No seu trabalho não centralize tudo em você, confie em seus subordinados e colegas. Quanto mais sobrecarregada você ficar, menos irá produzir. Portanto, confie na capacidade dos demais. Se achar que seu chefe está delegando muito mais tarefas do que você é capaz de fazer, vale a pena tentar uma conversa com ele. Seja franca e honesta, mostre que não está conseguindo fazer tudo o que ele pede e sugira a divisão de tarefas com outro funcionário ou até mesmo a contratação de um estagiário.

Se você é uma pessoa perfeccionista tenderá a demorar mais nas tarefas. O perfeccionismo demasiado é um defeito e poderá gastar em excesso sua energia e seu tempo. Portanto saiba separar as tarefas que exigem extrema dedicação das que podem ser realizada de maneira mais simples. Não se cobre tanto, seja menos exigente sem deixar cair o padrão de qualidade Na maioria das vezes, o perfeccionista perde muito tempo buscando erros e defeitos e por fim, ainda insatisfeito, entrega o trabalho da maneira como estava inicialmente, ou com pequenas modificações que não alteram o todo.

Lembre-se sempre de reservar diariamente uma horinha somente sua. Reserve no dia um espaço onde não caberá marido, trabalho ou filhos. Uma hora onde somente o seu prazer valerá. Pode ser acordando mais cedo para fazer uma caminhada ou indo dormir um pouco mais tarde para se dedicar a uma leitura agradável. É primordial para o seu bem-estar que este tempo seja reservado, afinal, assim você sentirá que não ficará em último lugar nas prioridades de sua vida.

 

Fonte: http://www.diariofeminino.com/psicologia/autoajuda/materias/tempo-amigo-aliado-mulher/