Por que devo me prepara para a morte?

Especialmente na cultura ocidental a morte ainda é considerada um tabu pela maioria das pessoas. Há quem, inclusive, não goste sequer de falar da morte, achando que isso influenciará no curso dos acontecimentos e que atrairá situações ruins. A verdade, entretanto, é que o planejamento é indispensável em todos os momentos da vida – inclusive na morte, que é o único inevitável.

E, se preparar para ela é algo benéfico, mesmo quando essa ainda parece ser uma possibilidade um tanto quanto distante. A verdade, entretanto, é que como tudo na vida esse tipo de preparação traz benefícios não apenas para você, mas também para todos ao seu redor. Dentre os principais motivos para essa preparação estão:

É algo inevitável

Pode até não ser agora ou no próximo ano, mas em algum momento você vai morrer e essa é uma das únicas certezas que você terá sobre a sua existência. Por isso, ao se planejar para a morte você está tomando as rédeas de uma situação completamente inevitável e que vai acontecer mais cedo ou mais tarde.

Como é inevitável, quanto mais você se preparar e quanto antes você começar maiores são as chances de que sua partida aconteça da maneira correta e sem maiores preocupações. Por isso, tenha em mente que você se planeje ou não, sua morte vai ser uma realidade em algum momento. Com a preparação, entretanto, você pode ter o controle sobre o que acontecerá depois.

Traz mais segurança

Realizar um planejamento para a morte também traz mais segurança para você e sua família. Sua segurança aumenta porque você sabe que seus desejos serão devidamente atendidos, enquanto a segurança da sua família aumenta graças ao fato de que eles estão amplamente amparados por todas as suas decisões tomadas ainda em vida.

Garante economia

Quanto mais antecipadamente você realiza uma tarefa, mais barata ela tende a sair – e não é diferente sobre a morte. Com isso, a contratação de muitos serviços para o momento da morte é muito mais barata quando feita ainda em vida e com algum tempo para que seja paga, o que garante economia para você e principalmente para a sua família.

Evita sofrimentos desnecessários

Quando você se for, seus familiares e amigos já estarão sofrendo e lidando com o luto e, portanto, não é necessário acrescentar mais dor a esse momento. Imagine que você faleça de maneira imprevista e sua família tenha que lidar com uma série de decisões e contas para pagar. Além de toda a dor da perda, eles ainda terão que lidar com uma série de problemas e obrigações que poderia ser evitada se você se planejasse adequadamente.

Baixe nosso ebook Planejamento: o guia para se preparar para o futuro, e entenda a importância de planejar o seu futuro. Se tiver alguma dúvida, deixe aqui nos comentários que vamos esclarecê-la!

Fonte: http://blog.cemiteriobelovale.com.br/por-que-devo-me-preparar-para-a-morte/